Fibeira

Destaque

Novos Projectos

Investir em Lisboa

Villa Rica Hotel Apartamentos
132 Apartamentos com Rendimento Anual Garantido


Brochura

Hotel Museu Palácio Condes da Ribeira Grande

Localização

Rua da Junqueira
Lisboa, Portugal

Descrição

Com origem numas casas nobres do 2.° Marquês de Niza, ampliadas e remodeladas pelo 1.º Marquês da Ribeira Grande, no século XIX, o Palácio Condes da Ribeira Grande vale sobretudo pelo exterior oitocentista da fachada a sugerir afinidades com o Palácio de Queluz.

Apesar das modificações por que passou, são ainda muitos os elementos originais do antigo palácio, como o pórtico nobre instalado na fachada monumental de dois pisos, ordenada a partir do portão central, os jardins (parcialmente conservados) e a capela de Nossa Senhora do Carmo, com a sua fachada principal tripartida, nave praticamente quadrada e retábulo-mor da autoria de Máximo Paulino dos Reis.

Profundamente alterado no século XX, o Palácio albergou o Colégio Arriaga e o Liceu D. João de Castro e posteriormente a Escola Secundária Rainha D. Amélia.

Descrição do Projecto

O Palácio Condes da Ribeira Grande, edifício lisboeta construído no início do século XVIII que está em vias de classificação pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, vai converter-se num hotel de cinco estrelas e num museu de arte contemporânea.

Trata-se de uma oportunidade única para recuperar um edifício de elevado valor patrimonial, altamente degradado. A intervenção no espaço procura uma reabilitação geral de elevado respeito pelas questões patrimoniais e técnicas construtivas usadas originalmente, com adaptações aos critérios de segurança e tecnologia actuais.

A iniciativa enquadra-se no Plano de Pormenor do Projecto Urbano do Centro de Congressos de Lisboa que  abrange uma área de mais de 96 mil metros quadrados entre o edifício da Cordoaria Nacional e o edifício da Standard Eléctrica.

A pretendida conjugação de um Hotel de 5 estrelas com um Museu de Arte Contemporânea, constituirá um equipamento relevante para a cidade de Lisboa, que juntamente com outros museus, como o de Arte Contemporânea Colecção Berardo e o futuro Museu dos Coches, formarão um interessante cluster de cultura, arte e património.

Arquitectura: Metro Urbe



© 2017 Copyright Fibeira SGPS-SA. Todos os direitos reservados.

powered by e-GDS® [Global Distribution Solutions]